Tipos de perícias

Perícia é um processo de exame feito por um profissional especializado, legalmente habilitado para exercer este trabalho. Conheça seus diversos tipos!

Em algum momento da vida muitas pessoas já tiveram que passar por algum tipo de perícia ou solicitá-la, o que pouco se sabe é para que ela serve e quais os tipos que existem. A lista a seguir dará informações sobre o assunto.

O que é perícia?

Perícia é um processo de exame feito por um profissional especializado, legalmente

habilitado para exercer este trabalho. O propósito é realizar a verificação ou esclarecimento de um determinado fato, procurando determinar quais são as causas motivadoras. Para cada finalidade existe um tipo diferente, duas das mais conhecidas são a criminal e a médica.

Perícia Médica

Normalmente realizada por médicos especialistas para interferir na concessão de aposentadorias por invalidez, afastamentos médicos, etc. O determinante é o laudo médico feito durante a ela.

Perícia Ambiental

Os peritos federais desta área de atuação da criminalística ambiental trabalham na execução de exames e laudos em crimes que envolvem a fauna, flora, poluição, invasão de áreas protegidas e extração mineral. Também atuam em sítios arqueológicos, fossilíferos e de patrimônio natural, visando avaliar danos ambientais em áreas alteradas.

Perícia Criminal

Aqui a área do crime é fotografada, analisada e feita a coleta de 

vestígios encontrados que posteriormente serão submetidos a análises laboratoriais. Este tipo atende ocorrências em locais que envolvam os mais diversos tipos de crime como incêndios, acidentes nucleares, acidentes de trânsito, crime contra pessoas e patrimônio, etc.

Perícia de Veículos

Muitas ocorrências criminais possuem ligações diretas ou indiretas com um veículo e muitas vezes eles apresentam vestígios, sendo assim é possível a atuação de peritos criminais federais de diversas áreas. Pode ser feita a busca por alterações no veículo, análise de sua estrutura e a identificação de compartimentos preparados para ocultar itens.

Perícias de Medicina e Odontológica Forense

A perícia médica-legal é realizada em caso de crime contra a integridade física da pessoa. A polícia federal tem o foco na caracterização da materialidade de delitos, examinando corpos de pessoas vivas ou mortas e análise de documentação médica.

Perícia Balística

Responsável por confirmar prova de ocorrência de um crime com utilização de arma de fogo, o trabalho consiste na identificação de artefatos e revelação de caracteres de registro que foram adulterados. Exames mais completos em armamentos e munições são feitos para procura de provas materiais.

 

Fonte: IPED