Computação quântica na nuvem: prepare-se para uma nova era tecnológica!

Começamos a ouvir o termo “computação quântica” com mais frequência em meados de 2013; não por ela ser fruto de um grande avanço tecnológico, mas sim pelo caos que poderia proporcionar: o “criptopocalipse”, uma espécie de Armageddon em segurança cibernética.

Segundo o portal Computerworld, computadores quânticos facilitariam o processamento numérico para mastigar os segredos por trás de chaves criptográficas e fariam isso de uma forma muito simples. Se a computação quântica já ameaçava a criptografia, o que aconteceria se a tecnologia evoluísse? Parece que nada (ainda).

Há pouco tempo a IBM anunciou que disponibilizará seu computador quântico para que todos possam pesquisar, estudar tutoriais, trabalhar com qubits. Apesar do processador de 5-qubit ficar no laboratório da empresa, em Yorktown Heights, Nova York, o acesso será remoto e possibilitado por um serviço gratuito.

Esse é um passo para uma mudança significativa na computação que conhecemos. A notícia afeta muito mais aos pesquisadores e cientistas do que a grande massa, pois com a computação quântica será possível analisar problemas que, com a computação tradicional, não teriam solução.

Segundo Jay Gambetta, gerente de informação e teoria da computação quântica na IBM, esse serviço disponibilizado pela empresa servirá para a pesquisa e o desenvolvimento da computação quântica, permitindo que as pessoas desvendem seus mistérios e brinquem com o hardware. O objetivo da companhia é alcançar uma capacidade de 50 ou 100 qubits, proporcionando um grande salto computacional.

Qual é a diferença da computação quântica para a computação tradicional?

Teria como ir além do sistema binário utilizado na computação? Foi partindo dessa pergunta, 30 anos atrás, que cientistas chegaram a computação quântica. O computador tradicional funciona com bits: 0 e 1, já um computador quântico utiliza qubits, ou quantum bits, com valores simultâneos, sendo 0 e 1 ao mesmo tempo.

Dois qubits combinados podem ter quatro valores simultâneos: 00, 01, 10 e 11. Diferentemente da computação tradicional, a combinação de dois bits seria apenas uma dessas alternativas.

O que será revolucionado pela computação quântica?

>> Criptografia:

Ao contrário do que se imaginava, computadores quânticos têm um grande potencial para manter os dados a salvo de hackers, não importando onde são armazenados ou processados.

>> Medicina:

Um computador quântico imita a realidade, simula a interação entre moléculas e compostos melhor do que um computador clássico e essa capacidade pode ajudar no avanço da medicina e na descoberta de novos materiais.

>> Machine Learning:

Machine Learning ou Aprendizado de máquina é uma área nova e excitante. A computação quântica poderia acelerar significativamente as tarefas de aprendizado de máquina e análise de dados, tais como a formação de máquinas de Boltzmann clássicos ou análise topológica de big data.

>> Searching Big Data

Uma máquina capaz de pesquisar a imensa quantidade de dados criados e localizar extensões dentro dela, pode impactar muitos setores. A computação quântica permite fazer isso muito mais rápido do que os computadores habituais.

Essa nova tecnologia da IBM está localizada em um “refrigerador de diluição criogênica especial”, técnica avançada de resfriamento para manter a operação de um hardware quântico. O que será que vem de novo por aí, agora que já sabemos que o Armageddon está distante?

 

Fonte: http://e.comunica.locaweb.com.br/bendar/?atmca=3577195&atmme=297924&atmte=1&atmso=ck&utm_content=121287302&atmem=bWF1cmljaW9tZW5lemVzQGdtYWlsLmNvbQ==&