Roberto Luciano Dantas – Perito Oficial de Natureza Criminal Aposentado do Serviço Público Estadual do Ceará. Ex-Diretor do antigo Instituto de Criminalística da SSPDS/CE e Ex-Coordenador da Coordenadoria de Perícia Criminal da Perícia Forense, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS/CE. Atualmente atua como Perito Judicial na Justiça Federal e Estadual – SIPER – Sistema de Peritos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Especialista em Grafodocumentoscopia e Papiloscopia, é regularmente inscrito no Sindicato dos Peritos Criminais de Natureza Oficial do Estado do Ceará e na Associação Cearense de Criminalística – ambas filiadas à Associação Brasileira de Criminalística/ABC. Também é membro do Conselho de Peritos Judiciais do Estado do Ceará (CPEJU/CE), matrícula nº 210328.
Grafodocumentoscopia é a ciência que estuda a autenticidade de documentos por meio da análise da escrita, assinaturas, impressões e outros elementos gráficos. Ela é fundamental para identificar fraudes, falsificações e alterações em documentos, garantindo a veracidade e a confiabilidade dos registros documentais.
Papiloscopia, por sua vez, é a ciência responsável pela identificação humana a partir das impressões digitais, palmares e plantares. Essa técnica é amplamente utilizada em investigações criminais para identificar suspeitos, confirmar a identidade de vítimas e auxiliar na reconstituição de eventos, contribuindo de forma decisiva para a elucidação de crimes.
Roberto Dantas é advogado, inscrito na OAB/CE sob nº 24.358. Como professor, ministrou cursos sobre Documentoscopia, Grafoscopia e Datiloscopia, incluindo o Curso de Extensão em Grafodocumentoscopia em 2002, com carga horária de 48 horas, e o Curso de Formação em Perícia de Grafodocumentoscopia e Fraudes Magnéticas (Judicial e Extrajudicial) em 2004, na Universidade Federal do Ceará (UFC/FEAAC), totalizando 60 horas.
Possui experiência profissional relevante, tendo sido nomeado Assistente Técnico do Gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará em 1995, e coordenado o Curso de Perito Criminalístico Auxiliar de 1ª Classe em 1994 na Academia de Polícia Civil do Estado do Ceará, com carga de 628 horas. Foi designado para ministrar a disciplina Grafotécnica no Curso de Perito Papiloscopista de 1ª Classe em 1989, na Academia de Polícia Civil do Ceará. Além disso, atuou como Professor/Instrutor de Criminalística e Criminologia na extinta Academia de Polícia Militar General Edgar Faço, nos cursos de formação e aperfeiçoamento de oficiais.